quarta-feira, 5 de junho de 2024

NOTA DE SOLIDARIEDADE E PEDIDO DE EXPLICAÇÕES

 


A Associação de Comunicadores e Profissionais de Imprensa do Nordeste (ADCPIN) vem, por este meio, manifestar seu repúdio contra toda e qualquer tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa e de expressão, solidarizando-se com o jornalista e associado Milton Figueiredo (Blog do Milton Figueiredo), que foi inexplicavelmente descredenciado da cobertura do São João de Campina Grande 2024, e exigindo explicações públicas da empresa Arte Produções, responsável pela gestão do evento, sobre os critérios que motivaram essa medida, que fere o direito ao exercício jornalístico e causa constrangimento público. 


Ao mesmo tempo, solicitamos providências à Prefeitura de Campina Grande, detentora da concessão do "Maior São João do Mundo", no sentido da apuração rigorosa da conduta da empresa terceirizada e, no caso de não obter fundamentação legal e técnica plausível, recomendamos a imediata anulação do descredenciamento e a devida autorização do acesso do profissional e equipe do seu veículo aos espaços da cobertura da festa.


A entidade repudia qualquer tentativa de censura, cerceamento da liberdade de imprensa ou silenciamento e retaliação contra a linha editorial de veículos e a atuação de profissionais de imprensa, seja por vias econômicas ou posturas autoritárias.


Cabe à ADCPIN — Associação de Comunicadores e Profissionais de Imprensa do Nordeste — cumprir o dever e papel de defender a categoria, quer sejam filiados ou não, e a defesa incondicional do livre exercício da profissão de jornalista e do direito constitucional da sociedade à informação. Essa é a obrigação primeira da ADCPIN, que não pode silenciar quando esses valores democráticos estão sob ameaça.


Se alguém se sente prejudicado por denúncias ou prejuízos morais, dentre outras situações, de um editor, jornalista ou profissional da área, que busque reparações na Justiça. Tentar intimidar, censurar ou fazer ameaças a profissionais da imprensa seguramente não é a melhor defesa, mas uma atitude repressiva e desrespeitosa à categoria, e de total desrespeito ao Estado Democrático de Direito, uma violência contra a imprensa e a cidadania!


A truculência e o autoritarismo dos inimigos da imprensa livre merecem o repúdio da sociedade e de todas as entidades de defesa dos direitos humanos.


Lamentamos que, ainda nos dias de hoje, alguns jornalistas sejam calados forçosamente, vítimas de uma censura que parece ter sido herdada dos tempos da Ditadura Militar. É o país inteiro que perde com isso.


A ADCPIN reitera sua posição sobre o exercício livre e seguro dos profissionais e veículos de imprensa por uma sociedade democrática e plural e se coloca à disposição para que o direito da atividade jornalística seja preservado, o que depende de uma imprensa livre e garantias de espaço ao contraditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADCPIN ASSOCIAÇÃO DE COMUNICADORES E PROFISSSIONAIS DE IMPRENSA DO NORDESTE PARCERIA A ASSORAC ASSOCIAÇÃO RAIZES DA CULTURA

  Apresentação: A ADCPIN E A ASSORAC Ambas tem se destacado por seus compromissos com o desenvolvimento profissional e pessoal dos traba...